21 de novembro, 2024

Foto: Reprodução / Hospital Aroldo Tourinho

O presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participou, de 17 a 18 de junho, da 11ª edição do Integra Saúde, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS, em Belo Horizonte, capital do estado.

O evento reuniu dirigentes de mais de 300 instituições filantrópicas mineiras de saúde e as principais lideranças e autoridades do segmento. O objetivo foi reforçar as relações  no setor.

“Representando a Fundação Hospitalar de Montes Claros Hospital Aroldo Tourinho, participamos da 11ª edição do Integra Saúde. Um evento de sucesso promovido pela FederasSantas que permite a discussão sobre as questões enfrentadas nos hospitais filantrópicos de Minas Gerais. Com muito prazer nós reencontramos aqui um grande benfeitor da saúde publica de Minas Gerais, o superintendente da FederasSantas, quero cumprimentá-lo e enaltecer mais uma vez a as ações da FederasSantas a favor dos hospitais filantrópicos e a importância de fortalecermos a entidade. Muito obrigado”, agradece o presidente.

Para o evento, a FEDERASSANTAS reuniu diversos especialistas do setor, representantes de órgãos responsáveis pela construção das políticas e programas de saúde pública, além de dirigentes e lideranças das instituições filantrópicas, para debates que abordaram, em especial, as perspectivas e possibilidades de mudanças do modelo de financiamento e relações contratuais, sob a ótica das premissas da saúde baseada em valor.

O Integra Saúde mantém o propósito de promover a união e o diálogo permanentes para que seja sempre reforçada a relação de parceria com os principais atores do setor saúde, em especial as instituições filiadas à FEDERASSANTAS, e os representantes do poder público executivo, legislativo e judiciário, no âmbito dos municípios, do estado e da união.

Neste contexto, a FEDERASSANTAS criou Fóruns Estratégicos com base em cinco pilares que impactam o setor da saúde, sendo eles: Urgência e Emergência; Contratualização; Saúde Materno-Infantil; Cirurgias Eletivas e Oncologia. Em formato de comissões temáticas, os Fóruns Estratégicos discutiram os principais desafios e soluções conjuntas durante o encontro com líderes e profissionais do setor.

O evento também buscou analisar e debater os cenários atuais e as estratégias para a sustentabilidade da atenção hospitalar e dos hospitais filantrópicos de Minas Gerais, propondo a busca contínua por novas alternativas para a manutenção da assistência de qualidade e a gestão eficiente dos recursos.

 

About The Author