A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu, na manhã dessa quinta-feira (29), em Janaúba, região Norte do estado, mandado de internação provisória de um adolescente, de 17 anos. O menor de idade é investigado por atos infracionais análogos aos crimes de furto e roubo, ocorridos na área central do município.
Entre as infrações investigadas pela PCMG envolvendo o adolescente está um episódio ocorrido no dia 6 de agosto deste ano. Na ocasião, uma idosa de 79 anos, por meio de grave ameaça, teve subtraída a quantia de R$ 450. Investigações apontam que um simulacro de arma de fogo teria sido utilizado para intimidar a vítima, que estava dentro do veículo no momento da ação delitiva.
Em outro caso, registrado no dia seguinte (7/8), uma comerciante estava entrando em seu carro, quando foi anunciado o assalto. Assustada, a mulher gritou, chamando a atenção de outras pessoas que vieram até ela. Nesse caso o adolescente fugiu, deixando para trás o simulacro de arma que teria utilizado na ação.
De acordo com a delegada Glênia Aquino, que preside as investigações, o adolescente chegou a Janaúba há cerca de um mês. Desde então, teria cometido diversos atos infracionais análogos a furtos e roubos, principalmente na região central da cidade, local onde ele residia.
“O adolescente ficava rondando pelas ruas centrais, observando as vítimas, e as abordava quando estas iam entrar em seus veículos, surpreendendo-as”, explicou Glênia.
Ainda segundo a delegada, com as provas reunidas, foi possível comprovar a autoria e materialidade dos atos infracionais, motivo pelo qual representou ao Poder Judiciário pela internação provisória do adolescente.