1 de novembro, 2024

O vice-prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil) foi eleito no primeiro turno com 71% dos votos, uma demonstração clara do prestígio do atual prefeito Humberto Souto (sem partido). Com 90 anos, Souto é considerado o melhor prefeito da história de Montes Claros e é reconhecido como o maior transferidor de votos do Brasil.

Agora, Guilherme enfrenta o desafio de montar sua equipe. Ele terá a opção de oxigenar o governo, formando um time novo, com força e vontade de implementar mudanças, ou manter o atual staff de Souto, que, após oito anos no poder, pode estar desgastado e sem novidades para oferecer. Após tanto tempo à frente de uma secretaria, muitos profissionais já deram o máximo que podiam.

Este colunista realizou uma enquete com milhares de votantes, revelando que a população deseja renovação em quase todas as pastas, incluindo saúde, educação, meio ambiente, cultura, desenvolvimento social e econômico, obras, entre outras. Os secretários mais mal avaliados pelos internautas foram Aurindo Ribeiro, da Desenvolvimento Social, seguido por Dulce Pimenta, da Saúde, e Rejane Veloso, da Educação. Anderson Chaves, da Defesa Social; Alessandro Freire, da Comunicação; Junia Rebelo, da Cultura; e Gonzaga, do Gabinete, também estão entre os mais rejeitados pela população.

Em contrapartida, Celeste Fróes, da Seplag; Juliana Peixoto, do Esporte; e Paulo Braga, da Articulação Política, demonstram força junto às suas equipes e lideranças políticas importantes.

É fundamental ressaltar que a renovação é, sim, necessária, e escutar o povo é importante. No entanto, a decisão final está nas mãos do prefeito eleito. Da mesma forma, este colunista é amigo de quase todos os secretários citados e não tem interesse em prejudicá-los. Aqui, exercemos apenas nossa função de transmitir o desejo de nossos leitores.

Guilherme Guimarães agora precisa ponderar as demandas da população e as opções disponíveis para construir uma gestão que atenda às expectativas de renovação e eficácia.

About The Author