24 de novembro, 2024

O evento, gratuito, será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros - Foto: Ascom Codanorte

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE) realizará, no próximo dia 26 de novembro, uma oficina voltada para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O evento, gratuito, será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), em Montes Claros, e visa capacitar técnicos, gestores municipais e profissionais do setor agrícola sobre as exigências sanitárias para as agroindústrias locais.

A ação, parte da 3ª edição do Projeto ConSIM3, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), busca fortalecer a integração regional por meio do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM Consorciado). O objetivo é ampliar o mercado para produtos de origem animal produzidos por agroindústrias familiares, permitindo sua circulação não apenas em âmbito local, mas também em nível nacional.

Oportunidade para desenvolvimento regional

De acordo com Deiviane Muniz, gerente do departamento de Desenvolvimento Regional do CODANORTE, o projeto desempenha um papel estratégico na expansão comercial. “O Projeto CONSIM3 visa orientar tecnicamente o CODANORTE para desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos municípios consorciados, integrando-os ao SISBI-POA. Isso permite o comércio em todo o território nacional, promovendo autossustentabilidade e desenvolvimento regional”, explica.

O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado já foi aprovado em 21 municípios do Norte de Minas, entre eles Francisco Dumont, Montalvânia, Bocaiuva e Olhos d’Água. Henrique Lopes, médico veterinário do consórcio, destacou os benefícios do serviço: “Certificamos os produtos para garantir segurança alimentar e apoiar o mercado de produtores locais, beneficiando uma população de mais de 1 milhão de pessoas.”

O presidente do CODANORTE, Eduardo, que também é prefeito de Francisco Dumont, enfatizou o impacto econômico da iniciativa. “Expandir o mercado significa gerar mais renda, aquecer a economia e melhorar o escoamento da produção local.”

Agroindústria de queijo e derivados do leite na cidade de São Francisco que está em processo de Inspeção Municipal para conseguir o certificado de Serviço de Inspeção Municipal (Sim), que garante a qualidade, procedência e higiene do produto – Foto: Ascom Codanorte

Programação da oficina

O evento contará com apresentações e debates conduzidos por representantes do Mapa e consultores especializados. Confira a programação:

  • 08:00h – Recepção e Inscrições
  • 09:00h – Abertura
  • 09:30h – Qualificação do Cadastro SISBI (Ministério da Agricultura e Pecuária)
  • 11:30h – Espaço para Perguntas
  • 12:00h às 13:30h – Intervalo de almoço
  • 13:30h – Adequação Sanitária das Agroindústrias (Consultores)
  • 17:00h – Espaço para Perguntas
  • 17:30h – Encerramento

Impacto do projeto ConSIM3

O ConSIM3, promovido pelo Mapa, é uma iniciativa que busca integrar consórcios públicos ao SISBI-POA, garantindo maior regularidade sanitária para produtos como carnes, leite, pescados, ovos e mel. Além de melhorar a segurança alimentar, o projeto impulsiona a valorização das agroindústrias familiares, gerando emprego e renda nos municípios participantes.

Como participar

Interessados devem se inscrever previamente para garantir sua participação na oficina, que é voltada para agricultores, técnicos agrícolas, gestores municipais e profissionais do setor. O evento representa uma oportunidade única para aprimorar conhecimentos e fortalecer o desenvolvimento regional no Norte de Minas.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0UMFViwq2xgZZilU2BTDywxAqvMHvlXz0DATkzmpHyoXGYQ/viewform

About The Author