25 de novembro, 2024

A Universidade passa a ofertar 97 cursos de graduação - Foto: UFMG / Ana Cláudia Mendes

Três novos cursos de graduação serão oferecidos pela UFMG a partir de 2025: Engenharia de Computação, gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros.

A criação das novas formações foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário, em 14 de novembro, e oficializada por meio das Resoluções 14/2024, 15/2024 e 16/2024 (veja ao final desta matéria). A Universidade passa a ofertar 97 cursos de graduação.

Os cursos de Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Ciências da Natureza utilizam o mecanismo das estruturas formativas de tronco comum, que permite o ingresso único no processo seletivo e livre escolha do curso vinculado no qual colará grau. Parte das atividades acadêmicas curriculares dos cursos de tronco comum tem gestão compartilhada e se articula em eixos temáticos comuns aos cursos.

A UFMG adotou o mecanismo pela primeira vez em 2024, quando passou a oferecer os cursos de Arqueologia (tronco comum com Antropologia) e de Engenharia de Materiais (com Engenharia Metalúrgica).

Desafios superados 

A criação dos três cursos atende a fortes demandas da sociedade e se concretiza após a superação de desafios.  No caso de Engenharia de Computação, a grande conquista, segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, foi encontrar o caminho institucional para a gestão compartilhada de forma equânime entre unidades. “É a primeira vez que um curso de graduação será gerido dessa maneira na UFMG – em outros casos, uma das unidades é a protagonista”, ele conta. “A área do conhecimento é estratégica para Minas Gerais e para o país.”

No caso dos novos cursos do campus regional Montes Claros, o objetivo foi plenamente alcançado quando foram vencidas dificuldades como ineditismo da oferta de licenciaturas na unidade e a ausência de abordagem interdisciplinar entre licenciaturas de áreas afins. “Além disso, houve várias mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação de professores para a educação básica, o que obrigou a adaptações. E é preciso lembrar que o projeto é inovador, na medida em que, de maneira geral, as licenciaturas são vinculadas a bacharelados, constituem quase uma extensão deles”, explica o pró-reitor, acrescentando que, pela primeira vez, duas licenciaturas usam o recurso do tronco comum.

Os estudantes selecionados vão ingressar juntos, e nos três primeiros períodos serão priorizadas a formação pedagógica e a construção da identidade do professor. A partir daí, o graduando escolhe entre os cursos de Matemática e Ciências da Natureza, neste caso com três habilitações: Ciências Biológicas, Física e Química. “O tronco comum possibilita explorar as convergências entre as áreas de conhecimento e favorece a formação contextualizada e interdisciplinar do professor, o que qualifica a formação e alivia a pressão sobre o estudante quanto à escolha do seu caminho”, esclarece Bruno Teixeira.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida salienta que a UFMG prossegue em seu esforço para suprir a necessidade de novos cursos que atendam aos anseios da sociedade, particularmente da pesquisa e do mercado de trabalho. “A Universidade está sempre atenta e aberta a conceber novas trajetórias formativas e soluções estruturais para criação de formações acadêmicas inovadoras e transdisciplinares”, ela diz.

Segundo a reitora, os três cursos eram “muito aguardados” e são pioneiros sob diversos aspectos, como os da estrutura e dos processos de ensino-aprendizagem. “Não à toa, foram aprovados sob aplausos dos membros do Conselho Universitário”, ela enfatiza. “Esse movimento da UFMG concretiza um forte desejo da nossa comunidade e da sociedade”.

Demanda social 

“A criação das licenciaturas atende a uma demanda que não é só da UFMG ou do ICA. É uma demanda social, um clamor dos dirigentes de escolas estaduais e municipais, interessados em fortalecer a formação de professores da educação básica do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha”, diz o diretor do campus regional de Montes Claros, Helder dos Anjos Augusto.

Ele ressalta que as diretrizes curriculares nacionais para preparação de professores preconizam que a formação acadêmica é condição essencial para as atividades docentes em todas as etapas e modalidades. Sessenta novos alunos vão ingressar no primeiro semestre de cada ano; a duração-padrão dos cursos é de dez semestres, e as atividades serão ministradas no turno noturno.
Helder acrescenta que a oferta das disciplinas das novas licenciaturas – matemática e ciências da natureza (física, química e ciências biológicas) – no noturno será útil também para os alunos do ciclo básico de outros cursos do ICA que precisarem repetir uma disciplina em que tiverem sido reprovados no primeiro semestre letivo (o ingresso é anual em Montes Claros). Ele informa que o ICA dispõe de estrutura adequada para os dois novos cursos à noite – atualmente, a única formação nesse horário é Administração. “Temos laboratórios diversos, gabinetes para professores e salas para coordenação. Em breve, vamos inaugurar aqui no Instituto um laboratório interdisciplinar de práticas pedagógicas”, anuncia o diretor do campus regional.

About The Author