12 de dezembro, 2024

O idoso foi encontrado em estado debilitado, após enfrentar condições adversas durante seis dias - Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

Na tarde de domingo (8), equipes do Corpo de Bombeiros resgataram J.L.F.M., de 60 anos, que estava desaparecido desde a manhã da última segunda-feira, 2 de dezembro. O idoso foi encontrado em estado debilitado, após enfrentar condições adversas durante seis dias na zona rural de Pedras de Maria da Cruz, no norte de Minas Gerais.

O desaparecimento foi registrado na comunidade de Riacho Buriti, quando o homem, descalço e portando uma enxada, foi visto pela última vez caminhando em direção à casa de sua irmã por volta das 6 horas da manhã. A família, ao notar sua ausência, iniciou buscas imediatamente, mas as fortes chuvas dificultaram os trabalhos, levando à mobilização do 8º Pelotão de Bombeiros Militar de Januária.

Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

Mobilização e estratégia de busca

Os bombeiros iniciaram os trabalhos a partir do último ponto onde a vítima foi vista, utilizando diversos recursos tecnológicos e humanos. Para ampliar as chances de localização, foi solicitado apoio do canil do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, que enviou dois cinotécnicos e o cão Zeus, especializado em busca de pessoas. Um drone equipado com câmera térmica também foi empregado para mapear a área de difícil acesso, que incluía matas densas, riachos e pastagens.

Pistas cruciais e localização

Após quase uma semana de esforços intensivos, as roupas que o idoso usava no dia do desaparecimento foram encontradas em uma área de mata próxima a uma lagoa. A descoberta direcionou os bombeiros a uma nova estratégia, intensificando as buscas em um raio de 8 km. No domingo à tarde, J.L.F.M. foi localizado deitado sob uma árvore, completamente despido e desidratado. Ele revelou ter consumido apenas água da chuva e de lagoas durante os dias em que esteve desaparecido.

Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

Resgate e atendimento

Diante do estado delicado de saúde do idoso e da dificuldade de acesso ao local, foi acionado o Suporte Aéreo Avançado de Vida da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), sediada em Montes Claros. Uma operação aeromédica Bombeiro/SAMU foi realizada, prestando atendimento inicial ainda no local e, em seguida, transportando a vítima para a Santa Casa de Montes Claros.

Foto: Corpo de Bombeiros | Divulgação

O caso destaca a importância da integração entre diferentes equipes e tecnologias em operações de resgate, bem como o empenho das forças de segurança e saúde na preservação de vidas em situações de emergência. O idoso segue em recuperação e está sob cuidados médicos.

About The Author