30 de abril, 2025

Durante todo o dia, diversas secretarias municipais estarão presentes oferecendo serviços gratuitos.

O Parque Municipal Milton Prates será transformado em um grande espaço de celebração e cidadania no próximo dia 1º de maio. Em homenagem ao Dia do Trabalhador, a cidade de Montes Claros receberá o Festival Cidade Viva, evento gratuito que promete reunir arte, música, cultura, lazer e serviços essenciais para toda a família.

Com uma programação extensa das 8h às 18h, o festival contará com apresentações musicais de artistas regionais, atividades infantis, intervenções culturais, ações de inclusão social e atendimento ao público em diversas áreas, como saúde, educação, esporte e assistência social.

Entre os destaques musicais estão nomes como DiOliver, Bruno e Fabiana, Gabi Alves, Calango Baila, Marcelinho dos Teclados, além da tradicional Banda de Música e o Grupo Fitas. Os shows contemplam diversos estilos, do instrumental à MPB, celebrando a diversidade cultural local.

Espaço para a família e cultura acessível

As crianças terão um ambiente lúdico com brinquedos infláveis, óculos de realidade virtual, pipoca, algodão doce, distribuição de brindes e contação de histórias. A Secretaria de Educação também participará com a “Trilha da Leitura” e oficinas de incentivo à leitura.

O evento também será marcado por intervenções de dança, teatro e performances, valorizando a arte acessível e levando cultura para todos os públicos em um espaço urbano revitalizado para o convívio e a expressão criativa.

Serviços essenciais à população

Durante todo o dia, diversas secretarias municipais estarão presentes oferecendo serviços gratuitos. A Secretaria de Saúde levará o programa Saúde aos Montes, com agendamento odontológico, testes rápidos, verificação de pressão arterial, ginástica e massagens. Já a Secretaria de Esportes promoverá a tradicional Rua do Lazer, com brincadeiras e jogos. Outras ações incluem orientações sobre o Bolsa Família, atendimento ao servidor público (Prevmoc) e educação para o trânsito com uma mini cidade da MCTrans.

Geração de emprego e fomento à economia local

Além do impacto cultural e social, o Festival Cidade Viva também promove o desenvolvimento econômico. A iniciativa gerará mais de 300 empregos diretos e indiretos, além de oferecer gratuitamente espaços para ambulantes e artesãos locais, fortalecendo a economia criativa da região.

A realização do festival é possível graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e à Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da CEMIG. As empresas identificaram no projeto uma oportunidade concreta de ampliar o acesso à cultura e à cidadania, ao mesmo tempo em que estimulam o uso qualificado dos espaços públicos.

About The Author