
O novo filme da franquia Karatê Kid, estrelado por Jackie Chan e Ralph Macchio, foi lançado com grande pompa nos Estados Unidos e no Brasil - Foto: Divulgação
Enquanto o mundo celebrou em 9 de maio o Goku Day com eventos especiais, maratonas de episódios, promoções e ativações em shoppings e cinemas — em Montes Claros, mais uma vez, o silêncio reinou. E para piorar, a estreia de Karatê Kid: Lendas, um dos filmes mais aguardados do ano, também chegou aos cinemas locais sem qualquer ação especial, brinde, divulgação temática ou sequer um cartaz digno da grandiosidade da produção.

O mundo celebra. Montes Claros assiste… calada
O Goku Day, comemorado oficialmente no Japão e em diversos países no dia 9 de maio (5/9, fazendo alusão à pronúncia de “Go” e “Ku” em japonês), movimentou lojas, redes de streaming, espaços culturais e redes sociais mundo afora. No Brasil, cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Recife realizaram exibições especiais de filmes e episódios de Dragon Ball, sorteios de produtos oficiais e até encontros de fãs com cosplayers.
Já em Montes Claros? Nada. Nenhuma programação em cinemas, nenhuma loja tematizada, nenhuma ativação em praças ou shoppings. O personagem mais icônico do anime no mundo ficou de fora do calendário cultural local — mais uma vez.

Karatê Kid: Lendas estreia sem alma na cidade
O novo filme da franquia Karatê Kid, estrelado por Jackie Chan e Ralph Macchio, foi lançado com grande pompa nos Estados Unidos e no Brasil. Em cidades como Rio de Janeiro e Salvador, os fãs foram recebidos com brindes exclusivos, eventos com instrutores de artes marciais, ativações em academias e até sessões temáticas com ingressos colecionáveis.
Em Montes Claros, a estreia aconteceu nesta semana sem uma única ação de marketing local. Nem os tradicionais baldes personalizados — que, convenhamos, já são fracos — deram as caras. O público nerd e geek, cada vez mais presente na cidade, mais uma vez se viu ignorado pela cadeia cultural da região.
Onde estão as ações culturais em MOC?
Montes Claros já foi palco de ações inovadoras e criativas promovidas por coletivos e projetos independentes como o Nerd Sem Filtro, criador da Feirinha Geek e incentivador da lei do Dia Municipal do Nerd (21 de maio). Mas enquanto os cinemas ignoram os fãs e o poder cultural dos grandes lançamentos, quem perde é o público — e, ironicamente, os próprios espaços de exibição, que deixam de fidelizar e encantar os espectadores.
A gente não se cala!
No nosso Spotify Nerd Club da Rádio Unimontes FM (101.1), debatemos esse descaso e propomos caminhos para transformar datas como os momentos de verdadeira valorização da cultura pop em Montes Claros.
Siga também o canal Nerd Sem Filtro no YouTube e nas redes sociais para acompanhar notícias, críticas e propostas que valorizam o cenário nerd e cultural do interior do Brasil.
Montes Claros merece mais. E a cultura geek também.