22 de setembro, 2024

Artigo

O final do ano de 2021 se aproxima, e a pandemia da COVID-19 parece estar cada vez mais controlada com a vacinação da população. Aos poucos, a vida normal ou o “novo normal” está voltando, e isso é o que esperamos para o próximo ano. Mas em relação aos nossos investimentos? O que podemos esperar?

Como dizem, “vamos começar do início”, o primeiro passo para se investir é montar uma reserva de emergência, que nada mais é que um recurso destinado a eventualidades como por exemplo: uma batida de carro, uma internação ou uma viagem de última hora, ou seja, para eventos inesperados (o inesperado é esperado, não é mesmo?!). Dessa forma é necessário que essa aplicação seja de pelo menos 6 meses do custo de vida mensal, e essa aplicação deve prezar pela segurança e liquidez. Aplicações como o Tesouro Selic atendem bem essa necessidade.

Para quem ainda está dando os primeiros passos, o ideal é procurar conhecimento e/ou ajuda de um profissional para auxiliar no processo de tomada de decisão, uma vez que ele estará apto para sugerir os melhores investimentos de acordo com o perfil de risco e objetivos do investidor. O profissional preparado para ajudar o investidor chama-se assessor de investimentos, e aqui em Montes Claros você pode procurar essa ajuda na filial de um dos 5 maiores escritórios credenciados à XP Investimentos, a Invest Smart, com cerca de 130 bilhões sob assessoria e conta um time completo para te ajudar investir melhor.

Mas ainda assim você pode estar se perguntando: onde devo investir e como devo distribuir meus investimentos? Para responder a essa pergunta primeiro devemos pensar em uma palavra: diversificação. Por acaso, você já ouviu falar naquela famosa frase “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”?! Pois é, esse conceito também se aplica em relação aos investimentos, é muito importante que você tenha uma carteira diversificada para que o seu portifólio de investimentos tenham um risco menor e também seja possível capturar oportunidades no mercado.

Além da diversificação, é importante entender o cenário como um todo e as expectativas dos agentes econômicos para o próximo ano, como por exemplo, a taxa de juros base da nossa economia, a Selic, que deve continuar subindo. De acordo com a maior corretora da América Latina, a XP Investimentos, essa taxa deve chegar a 8,5% ao ano e atualmente ela se encontra a 6,5%. Dessa forma, deve favorecer os investimentos em renda fixa. Além disso, pode se esperar bastante volatilidade no mercado de ações, ou seja, variações do mercado no próximo ano, uma vez que é ano eleitoral e possivelmente de muitas incertezas.

 Outra coisa que pode incomodar em relação aos investimentos em 2022 é a inflação, que nada mais é que a elevação geral dos preços causando a perda do poder de compra, ou seja, o seu dinheiro passa a valer menos e com a mesma quantia de dinheiro você tinha anteriormente, compra-se menos coisas. Ela também pode ser um grande vilã em relação aos seus investimentos, com isso é necessário se defender dela. Mas como? Através de produtos atrelados ao IPCA (Índice de preços ao Consumidor Amplo), entretanto apenas isso não basta, uma vez que é necessário montar um portifólio que amenize também das variações dos juros e das variações das ações, e mais uma vez voltamos na importância de ter um portifólio diversificado.

Depois de toda essa conversa, você pode estar achando que para começar a investir é preciso ter muito dinheiro, mas esse é mais um mito do mercado financeiro, uma vez que mesmo com um valor inferior a R$ 100,00 você já consegue começar a investir. No quesito investimentos, o que importa é COMEÇAR, independente do capital que você possua atualmente, afinal toda maratona se começa com um primeiro passo.

Se você leu até aqui, o meu “muito obrigado”, e lembre-se o melhor momento para se investir é AGORA, por isso procure um assessor de investimentos da Invest Smart e comece a montar seu portifólio de investimentos!

 

Samir Bernardino – Assessor de Investimentos da Invest Smart

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About The Author