22 de novembro, 2024

Foto: Divulgação

No mês dedicado a conscientização do combate ao câncer de próstata, uma iniciativa do enfermeiro chefe da Unidade Básica de Saúde  do bairro Carmelo I tem feito a diferença na vida dos homens daquela localidade. O enfermeiro Antônio Fernandes alerta os homens para a conscientização dos riscos que tumor causa e sobre a importância de descobrir no estágio inicial para minimizar efeitos mais graves.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A doença é mais frequente em homens com mais de 50 anos, e é a segunda maior causa de morte entre essa população. O exame ainda sofre rejeição por parte de alguns homens que ainda são preconceituosos e não procuram o médico com muita frequência. Esse comportamento pode ser fatal já que prevenção é a melhor alternativa. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados em 2020. E mais de dois terços dele ocorreram em homens com mais de 65 anos.

Buscando conscientizar e incentivar os homens a fazerem os exames e procurar especialista que detectam esse tipo de tumor o Antônio Fernandes idealizou em Montes Claros um evento com cunho de alerta ” a campanha é para chamar atenção e estimular os homens a cuidarem mais da própria saúde de forma ativa, autocuidado e em uma perspectiva integral”, afirma o enfermeiro.

”A campanha novembro Azul: um homem que se cuida tem atitude”

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

“Essa inciativa é de extrema importância porque leva ao conhecimento dos homens o entendimento e a desmitificação do exame. As orientações são para o cuidado diário e compreendem a promoção, prevenção de doenças, agravos e recuperação da saúde da população masculina ao longo do curso de vida”, aponta Antônio.

‘A Campanha Novembro Azul um homem que se cuida tem atitude’ acontece amanhã às 8h no ESF Carmelo I, na rua Lagoa dos Carajás, n°500.

 

 

About The Author