23 de novembro, 2024

Foto: Divulgação

Conheça algumas estratégias que pequenos negócios podem adotar neste período de mega descontos do varejo para atrair clientes e faturar mais

A pouco mais de uma semana para a Black Friday, muitos pequenos negócios ainda não se preparam para um dos períodos mais importantes do varejo. A data se consolidou no calendário brasileiro como uma grande oportunidade tanto para vendedores quanto para consumidores, que estão mais dispostos a comprar e buscam promoções reais e relevantes. É por isso, que empresários e empreendedores não podem perder tempo e já devem começar os preparativos para chamar a atenção dos clientes, descobrir seus interesses de compra com listas de desejos e até mesmo antecipar algumas ofertas previstas. 

A Black Friday, realizada oficialmente em 2021 no dia 26 de novembro, surgiu nos EUA e acontece sempre na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, e marca o começo da temporada de compras de Natal.  Não é à toa que a data requer um bom planejamento, incluindo gestão de estoque, seleção do mix de produtos em promoção, capacitação dos funcionários, análise dos prazos de entrega e, principalmente, oferta de descontos que façam sentido para o consumidor.

Para o analista do Sebrae Minas Victor Mota, é preciso saber utilizar as estratégias de marketing digital, disparar SMS e e-mails divulgando o período e as regras das promoções, e também se relacionar com o cliente pelas redes sociais, criando proximidade e instigando os desejos de consumo.

Além disso, a Black Friday é uma oportunidade para conquistar novos clientes e ampliar as vendas, especialmente, pelo comércio on-line. “Por isso, é essencial avaliar os canais mais convenientes para divulgação das ofertas, atentar às condições de pagamento e entrega, além de oferecer descontos atrativos para evitar frustrar os clientes”, destaca Mota.

Fique atento às dicas do Sebrae Minas para potencializar as vendas na Black Friday:

  1. Estabeleça o mix de produtos ofertado.
  2. Negocie parcerias com fornecedores para adquirir produtos com melhores preços.
  3. Aproveite para queimar itens de menor giro.
  4. Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos.
  5. Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios.
  6. Treine a sua equipe de vendas.
  7. A política de troca da loja deve ser clara e estar visível aos clientes.
  8. Não deixe de levar em conta que, legalmente, o e-commerce prevê7 dias de arrependimento após a aquisição do produto
  9. Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito.
  10. Não divulgue prazos de entrega impossíveis e, se for necessário, amplie-o para não deixar de cumprir o prometido.

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