Em sessão solene realizada na última sexta-feira (26) a Câmara de Vereadores prestou homenagem ao tenente-coronel, Giovane Rodrigues de Oliveira com o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros, em reconhecimento ao serviço prestado ao município.
A comenda foi de autoria do vereador Marcos Nem (PSC) e foi aprovada por unanimidade. O evento contou com a participação de autoridades representantes de diversos setores da sociedade.
O título é oferecido às autoridades nascidas ou não no município e que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento, segurança e com importante atuação na sociedade. O tenente-coronel Giovane Rodrigues é natural de Montes Claros e atualmente é comandante do 10° batalhão de Polícia Militar.
O proponente da homenagem, Marcos Nem, destacou as principais ações do militar na região do Norte de Minas, ressaltando a simplicidade, seriedade e honestidade, especialmente em relação às causas sociais. “Desde muito novo o tenente-coronel Giovane é engajado em movimentos sociais, como no bairro Delfino onde é membro de grupos de jovens. Paralelamente esteve envolvido no mundo esportivo em que chegou a ser atleta de destaque. Giovane cresceu junto comigo, conheço ele como homem, amigo e como profissional de excelência”, afirmou Marcos Nem.
Em sua fala o comandante da 11ª Região da Polícia Militar (11ª RPM), coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, falou sobre a trajetória do tenente-coronel Giovane dentro da corporação. Segundo o coronel, mesmo sem a farda, o homenageado é um exemplo de cidadão para a sociedade civil, sempre desenvolvendo ações voltadas para o povo em conjunto com a comunidade militar.
De forma remota o prefeito Humberto Souto (Cidadania) externou a admiração pelo homenageado, reconhecendo o serviço prestado dentro da Polícia Militar, dedicando a vida em proteger os cidadãos montes-clarenses.
Entre a carreira militar, a vida esportiva e os trabalhos sociais, o tenente-coronel Giovane ainda se dedicou à sua habilidade como artista plástico, com pinturas e serigrafias em murais e faixas para campanhas da Diocese de Montes Claros.
Durante sua fala, o tenente-coronel contou um pouco sobre a vida simples que teve, dedicando a homenagem à sua família, principalmente para a mãe de criação. Para Giovani, a homenagem é a prova que é possível ser honesto, trabalhar com seriedade, tendo como missão servir o povo, e ao mesmo tempo ter o reconhecimento da sociedade civil.
“Eu não sou merecedor de nenhuma homenagem que tive ao longo da vida, pois, fiz minha função: proteger a população e meus colegas de farda. Posso dizer que minha vida é um milagre, devido à minha história e jornada. É um privilégio receber essa homenagem na minha cidade – só tenho que agradecer a Casa Legislativa, minha família e a corporação da Polícia Militar”, enfatizou Giovane Rodrigues.
No evento esteve presente o deputado estadual Gil Pereira, representantes do Corpo de Bombeiros e Exército.
SOBRE O HOMENAGEADO
O tenente-coronel Giovane Rodrigues é formado em ciências militares, bacharel em administração e direito, com pós-graduação em criminologia, análise criminal, segurança pública e gestão estratégica de segurança. Mestre em desenvolvimento social, e especialista em palestras educativas e motivacionais, mobilização social educação para prevenção ao uso de drogas. O militar também possuí experiência internacional no Canadá.