A Santa Casa e o Hospital Universitário Clemente de Faria, dois dos maiores Hospitais do Norte de Minas anunciaram superlotação e estão funcionando em Plano de Contingência, nesta terça-feira (13), em Montes Claros. Com acionamento, as unidades afirmam que irão receber apenas pacientes que correm risco de morte.
De acordo com a Santa Casa, o Pronto Socorro está atendendo com uma capacidade muito superior à sua. A Unidade acionou o Plano de Contingência em Nível III, portanto, está atendendo somente casos de referência exclusiva ou emergência.
Na manhã de hoje, havia 60 pacientes internados em macas no Pronto Socorro, Bloco Cirúrgico e CEDITEN aguardando vaga em leito de enfermaria ou terapia intensiva.
Em nota enviada aos veículos de comunicação, a Santa Casa esclarece que a superlotação não está relacionada aos leitos destinados ao atendimento de pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19.
HU
O Hospital Universitário Clemente de Faria também enviou um comunicado à imprensa e toda população. A nota diz que, devido a superlotação nos leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e de terapia intensiva do hospital, foi necessário acionar o Plano de Contingência. A Unidade, no momento, só está atendendo casos de emergência e referência.
O Pronto Socorro do HU possui capacidade para atender 20 pessoas para internação e, além de já estar com mais de 100% da capacidade atingida, mais 27 pessoas aguardam vaga para internação.
A orientação é procurar outras unidades de saúde e só ir aos hospitais em casos de emergência.