É a segunda vez que o hospital leva o primeiro lugar no prêmio
A Santa Casa Montes Claros foi o hospital vencedor da terceira edição do Prêmio Core Federassantas Dr. Eduardo Levindo Coelho. A solenidade de premiação foi realizada na última quinta-feira (09), na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
De acordo com o diretor de Comunicação, Marketing e Relacionamento da Instituição, Hugo Soares, o hospital ficou classificado entre os nove finalistas, o que já é considerado uma grande conquista. Foram vários projetos enviados por hospitais de todo o estado de Minas Gerais. “Entre os nove projetos finalistas, a Santa Casa foi classificada com dois, sendo um sobre a Unidade AVC e outro sobre Giro de Leitos, que é o indicador que mensura o uso eficiente do leito hospitalar. Concorremos nos eixos Melhoria de processos/sustentabilidade econômico-financeira e Qualidade assistencial: segurança do paciente, a Santa Casa Montes Claros ficou em primeiro lugar com o projeto ‘Dê uma alta e salve duas vidas'”, conta.
“A demanda por leitos nas instituições hospitalares é um desafio diário. Na Santa Casa implementamos o Núcleo Interno de Regulação, que monitora o paciente desde sua entrada, ao longo da internação (identificando e atuando junto com a equipe assistencial na resolução de pendências de exames, avaliação de especialistas; confirmando a previsão de alta na véspera, entre outras situações), para que seja cumprido o plano terapêutico do paciente até o momento da sua alta”, explica Sâmmya Antunes, gerente do NIR.
De acordo com a gestora, o processo adotado pelo hospital envolve vários setores, tanto administrativo, quanto assistencial. “Cada setor tem papel igualmente importante para o processo do NIR, pois com a atuação de cada um, conseguimos realizar o giro de leito de forma mais eficiente, garantindo ao paciente a acomodação digna para que possa receber a assistência segura e de qualidade que merece”, acrescenta Sâmmya.
Para o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, a premiação coroa o trabalho de todo um time. “Diariamente temos novos desafios e, todos os dias pensamos em alternativas inovadoras para mudar a realidade da Santa Casa. Receber uma premiação como esta, confirma e coroa todos os nossos esforços dos nossos colaboradores para prestar um atendimento cada vez mais digno e humanizado aos nossos pacientes”, diz.
O Prêmio CORE Federassantas foi criado pelo Centro de Oportunidades e Relacionamento de Executivos de Saúde (CORE) e realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais. A iniciativa tem como finalidade reconhecer boas práticas que efetivamente contribuem para a melhoria da gestão e da qualidade assistencial dos serviços prestados.
Em 2019, a Santa Casa Montes Claros ficou em primeiro lugar com o projeto “Lean nas Emergências”. A solenidade de premiação contou a presença do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, deputados estaduais, autoridades da área da saúde e representantes das santas casas e hospitais filantrópicos de Minas Gerais.