Depois do último ano sendo regido pelos Orixás Oxalá e Oxum, agora será a vez da “mãe de todos” e do “Rei da Caça”, ou seja, a Orixá Iemanjá e o Orixá Oxóssi terão a missão de comandar a energia de 2022, segundo a Sacerdotisa Mãe Dogi de Iansã. Ela revela através de suas previsões e jogo de búzios que o ano terá influência de vários Orixás, mas que quem comandará mesmo serão “estas duas grandes e respeitáveis divindades”.
“Com Iemanjá regendo será um ano de renovação e prosperidade, pois Ela é a mãe de todos, acolhedora e protetora. Iemanjá já está lavando tudo com essas chuvas que estão caindo para iniciar o ano novo trazendo coisas boas a todos que merecer. Já Oxóssi vem trazendo a fartura e a abundância. É o ano da virada e da coragem, pois Oxóssi não temeu nem a morte”, explica Mãe Dogi.
Os Orixás são cultuados nas religiões de Matriz Africana, Umbanda e Candomblé, sendo que na Umbanda os mesmos são sincretizados com os santos da Igreja Católica, a exemplo de São Sebastião, sincretizado como Oxóssi. No Candomblé já é bem diferente, os Orixás são sincretizados com as forças da natureza, vigorante no viver de cada pessoa. São reverenciados na energia de cada elemento da terra, das matas, do vento, do sol, das águas doces e salgadas, dos raios, das tempestades, do movimento do mundo e por aí vai.
Ainda segundo a Mãe Dogi, para os adeptos e simpatizantes que gostam de fazer uso dos banhos de ervas no réveillon as opções são inúmeras, além de ser ampla também as formas de agradar os Orixás regentes do novo ano e a tradicional consulta de búzios para um maior direcionamento espiritual, independente de religião. “Para a virada do ano, indico o banho de água de canjica branca com manjericão, para limpar e renovar as energias do corpo na passagem de ano. São muitas opções, mas esta é uma boa e simples a se fazer, basta cozinhar a canjica e preparar o chá de manjericão, depois misturar os dois líquidos, desdobrando depois com a água do chuveiro, jogando na cabeça aos pés após o banho de asseio. Agora é só concentrar em coisas boas e ter um ano novo cheio de axé”, ensina.
Mãe Dogi lidera em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, a casa de Umbanda Pai Luiz de Embaé, onde realiza cultos das duas religiões de Matriz Africana e atende consultas espirituais, de cartas, búzios e realiza trabalhos diversos, inclusive de saúde e limpezas. Os agendamentos podem ser realizados pelo (38) 9-8808-7522.