9 de maio, 2024

O último sábado do mês de agosto foi de ruas movimentadas e auditórios cheios em oito países da América do Sul. As ações do projeto Quebrando o Silêncio aconteceram no dia 27, com orientações sobre prevenção e caminhos para superar a violência psicológica. 

Em Montes Claros, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do bairro Residencial Vitória, fiéis percorreram as principais rua da comunidade, e com a fanfarra do Clube de Desbrabadores chamaram a atenção para o tema,  e distribuiram material alusivo a campanha.

Rozãngela Carvalho, líder do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para o norte e noroeste de Minas Gerais, explica que o projeto Quebrando Silêncio existe há 20 anos. Na sua concepção o mesmo tem grande relevância para igreja, sociedade em geral.

“Trabalhamos na orientação e prevenindo assim todos os tipos de abuso e violência cometidos contra os mais  vulneráveis, que são as crianças, mulheres e idosos, encorajando esses a denunciar o agressor colocando assim um ponto final no sofrimento.  Neste sábado, dia 27 de agosto, foi o dia de ênfase da campanha. Distribuimos 100 mil flyer, 15 mil revistas infantis, 5 mil revistas para adultos, contendo artigos, estatísticas, e números telefônicos de órgãos competentes para denúncia”, relata Rozângela.

A campanha 

O projeto Quebrando o Silêncio é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e se propõe a auxiliar no combate e prevenção de diversos tipos de vício e abuso. Neste ano, o tema da violência psicológica foi escolhido para pautar as ações da campanha, que ocorrem no dia 27 de agosto na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, e se estendem ao longo de todo o ano. 

Diversas atividades foram preparadas para a ocasião. Carreatas e passeatas chamaram a atenção para o tema pelas ruas, enquanto palestras aconteceram em igrejas, escolas e auditórios. Nesses eventos também foram distribuídos materiais de orientação, como panfletos e revistas, impressas em versões para crianças, adolescentes e adultos. Estes materiais são produzidos em português e espanhol, e estão disponíveis em formato digital no site oficial da campanha: quebrandoosilencio.org. Ali também há outros materiais de apoio, como vídeos e artes promocionais, podcasts, bem como todas as informações sobre o projeto. 

Além disso, muitos templos adventistas organizaram ações solidárias, como feiras de saúde com atendimento gratuito à população.

 Duas décadas 

Criado em 2002, o projeto Quebrando o Silêncio completa 20 anos cumprindo o seu propósito. No site quebrandoosilencio.org há histórias de pessoas que foram impactadas pela iniciativa ao longo dessas duas décadas. E falando nesse impacto, vários Estados e províncias em diversos países incluíram em seus calendários oficiais uma data para destaque da campanha, em reconhecimento à sua relevância e contribuição social. 

About The Author