17 de maio, 2024

O ano está terminando e deixando um bom legado de ações aos produtores rurais dos 75 municípios de abrangência do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar no Norte de Minas. Treinamentos, programas, dias de campo, seminários e eventos técnicos fizeram parte da programação realizada em parceria com os Sindicatos Rurais em 2022.

Com a retomada de vários eventos presenciais após a queda no número de casos de covid-19, o escritório regional também levou a marca do Sistema Faemg Senar para exposições agropecuárias e feiras empresariais. O primeiro desses eventos foi a Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (Fevasf), em São Francisco, no qual a entidade participou levando palestras, informações, encontros técnicos e rodada de reunião com representantes sindicais.

“Foi um ano muito importante. Estivemos, por exemplo, nas exposições de Montes Claros e Janaúba, que são duas das mais importantes vitrines do agronegócio no estado, além da Fevasf e da Fenics, mostrando o potencial do agro, os resultados dos nossos programas, o potencial do turismo rural regional, entre outros. Essas participações reforçam a nossa imagem com o trabalho prestado na região”, destacou o gerente regional, Dirceu Martins.

Em números

Em se tratando de capacitar o produtor rural, foram realizados mais de 1.040 treinamentos dentro da Formação Profissional Rural, com destaque para Trabalhador da Mecanização Agrícola e Trabalhador da Avicultura de Postura / Básica, que foram os mais demandados no ano. Na área de Promoção Social foram mais 450 treinamentos, sendo Prevenção de Acidentes e Educação Financeira os mais buscados pelos parceiros.

Também chegou mais tecnologia. A região segue ampliando a atuação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com turmas em, praticamente, todas as cadeias produtivas. O programa tem ajudado a transformar os produtores em empresários rurais.

Dirceu – Gerente regional destaca ações e parcerias no Norte de Minas

“O crescimento do ATeG na região é algo que merece grande destaque. Encerraremos o ano de 2022 com mais de 50 grupos assistidos pelo Escritório Regional de Montes Claros em várias cidades do Norte de Minas, contemplando mais de 1.500 produtores rurais nas diversas cadeias produtivas. Continuaremos apostando fortemente no programa em 2023”, afirma Dirceu Martins.

Completando o ciclo de novos aprendizados, a regional realizou também dois dias de campo. O primeiro deles foi destinado aos apicultores, no início de maio, e contou com mais de mais de 450 participantes, confirmando a ascensão da cadeia produtiva no Norte de Minas. O segundo evento, no mesmo mês, teve foco na bovinocultura de leite. Com mais de 200 participantes, o encontro levou informações técnicas e contribuiu para o fortalecimento da cadeia do leite.

União pelo produtor

As parcerias e os avanços em prol de mais ações para os produtores também foram celebrados. Ao longo de 2022, foram várias atividades em conjunto com outras entidades. Entre eles, a região recebeu pela primeira vez o Empretec Rural, realizado em parceria com o Sebrae-MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso. Dirceu Martins comenta que o objetivo é aumentar a conexão com as demais entidades que atuam em prol do agro.

“É de fundamental importância este papel de formar parcerias na região, seja na iniciativa privada ou setor público. É isso que maximiza os esforços e fortalece as ações junto aos produtores. Estreitamos, por exemplo, nossa parceria com a Codevasf, sempre presente no segmento da apicultura; com o Sebrae-MG, que tem diversos programas de empreendedorismo; e com o Sicoob Credinor, pensando alternativas que ajudem a alavancar a produção rural. Ano que vem será ainda mais intenso na busca de mais parcerias que possam contribuir para o crescimento do agronegócio no Norte de Minas”, destacou o gerente regional.

2023 está logo ali

O escritório regional já planeja o calendário de ações para o próximo ano. Entre outros destaques, os temas resiliência e alternativas de convivência com a seca serão amplamente explorados.

Em 2022, uma comitiva de profissionais do Norte de Minas participou do X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que debateu o uso da palma forrageira no contexto da seca. Além disso, a região é uma das que recebe o Projeto Forrageiras para o Semiárido, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Instituto CNA, Sistema Faemg Senar e outros parceiros, que visa contribuir para a melhoria do cenário da pecuária no Norte do estado.

“A nossa participação no congresso internacional de palma possibilitou trazer o evento brasileiro do tema para Montes Claros em 2023. A conferência contará com a participação de várias instituições e palestrantes de renome, mostrando a nossa preocupação de trazer para o produtor rural alternativas de convivência com a seca. Estamos no portal do semiárido brasileiro e o produtor precisa cada vez mais se aproximar das novas tecnologias para seguir produzindo com qualidade”, finalizou Dirceu Martins.

About The Author