9 de maio, 2024

-Foto divulgação


A Embaixada brasileira em Tel Aviv anunciou que aproximadamente mil brasileiros, a maioria turistas em Israel, manifestaram o desejo de retornar ao Brasil em meio à escalada do conflito na região. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) esclareceu que o preenchimento de um formulário online no site da embaixada não garante a repatriação imediata, e os detalhes sobre a inclusão na lista de passageiros serão comunicados posteriormente.

O Itamaraty continua monitorando de perto a situação dos brasileiros na região, estimando que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora das áreas afetadas pelo conflito. Para auxiliar no retorno desses cidadãos ao Brasil, o governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Já está programada a partida de um avião com destino a Roma, na Itália, para buscar os brasileiros que desejam deixar a região devido aos recentes acontecimentos.

Três brasileiros estão desaparecidos e um ficou ferido após os confrontos. Todos eles são cidadãos binacionais que estavam participando de um festival de música no sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido recebeu alta do hospital recentemente e encontra-se em condições estáveis.

Para facilitar o processo de repatriação, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou um formulário de inscrição em seu site e fornecerá instruções sobre o deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que os voos forem confirmados. Além disso, plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala estão funcionando para atender brasileiros em situações de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também está disponível para contato.

Fonte: Agência Brasil

 

About The Author