27 de abril, 2024

Imagem: Eco135/ Divulgação

A Eco135, concessionária responsável pela administração da BR-135 entre Curvelo e Montes Claros, anunciou que as tarifas de pedágio serão reajustadas a partir de 1º de abril. O reajuste, conforme divulgado pela empresa nesta segunda-feira (25), segue as disposições do Contrato de Concessão SETOP 004/18, celebrado entre a concessionária e o Estado de Minas Gerais, e foi autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Os valores serão ajustados de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre março de 2023 e fevereiro de 2024. As mudanças afetarão as cinco praças de pedágio da BR-135, localizadas entre Montes Claros e Curvelo, além da praça da LMG-754, próxima a Cordisburgo.

Em entrevista ao portal GN, o Gerente de Engenharia da Eco135, Tiago Xavier Carvalho, abordou o reajuste das tarifas de pedágio na BR-135, entre Curvelo e Montes Claros, além dos desafios técnicos relacionados às obras em andamento.

Foto: Gabriele Santos

“Ela [a tarifa de pedágio] é definida ainda no ato do leilão da licitação quando se define a tarifa básica de pedágio. Anualmente essa tarifa é reajustada pelo IPCA”, destacou Carvalho, explicando o processo de definição das tarifas. Carvalho, explicou que as tarifas de pedágio são definidas durante o leilão da licitação, estabelecendo um pacote de obras a serem executadas ao longo da concessão, conforme um cronograma previamente estabelecido. O reajuste anual pelo IPCA é uma prática regular e não deve surpreender os usuários, fazendo parte do planejamento estratégico de infraestrutura.

O engenheiro também destacou os desafios técnicos enfrentados pela Eco135, especialmente durante as obras em andamento, que podem impactar o tráfego e a rotina dos usuários. Para garantir uma transição suave e eficaz, serão realizadas campanhas publicitárias e comunicados, contando com o apoio da imprensa para disseminar informações aos usuários. As obras de duplicação entre Montes Claros e Bocaiuva estão em andamento, com previsão de conclusão até o ano de 2024, seguidas pela finalização do trecho restante até metade de 2025.