19 de maio, 2024

Aconteceu na tarde da última segunda feira (6), no auditório do Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Caros, região Norte do estado, uma cerimônia de casamento coletivo, realizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e cidadania- CEJUSC, coordenado pela Juiza Rozana Silqueira Paixão.

Foto: jornalista Maicon Tavares

Foi celebrada a união de 14 casais que já vivem juntos e, atendendo as exigências legais, oficializaram a união. Casamentos coletivos não só proporcionam a regularização do estado civil dos envolvidos, mas também são momentos de grande significado emocional e social.

A sala de Tribunal de Juri no dia do casamento coletivo, a mesa presidida pela juíza Rozana Silqueira Paixão, o juiz João Adilson, O chefe do Cartorio de Registro Civil Claudio Almeida e a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste.

Foto: jornalista Maicom Tavares

“É maravilhoso ver o Poder Judiciário não apenas cumprindo seu papel legal, mas também promovendo a união e a dignidade das famílias. Esses eventos não apenas celebram o amor e o compromisso entre os casais, mas também reforçam os laços comunitários e a importância do respeito e da solidariedade entre as pessoas. É reconfortante saber que iniciativas como essa estão ocorrendo em Montes Claros, promovendo a felicidade e a integração social”, afirma o jornalista Maicom Tavares, que fez a cobertura do evento.

Foto: jornalista Maicom Tavares

A cerimônia

Sob o comando de Yara Veloso, a cerimônia teve assistência de uma equipe diversificada e talentosa: música de Isak, cobertura da imprensa representada pelo Portal Gerais News, na pessoa do jornalista Maicon Tavares e os servidores do CEJUSC. Tudo tornou o evento ainda mais especial e memorável.

Foto: jornalista Maicom Tavares

O que são os Cejucs

São unidades do Poder Judiciário que se dedicam à solução consensual de conflitos, como conciliação e mediação. Eles desempenham um papel importante na busca pela pacificação social, oferecendo alternativas ao litígio tradicional e promovendo uma cultura de resolução de disputas de forma mais amigável e eficiente. Essas abordagens consensuais não apenas ajudam a aliviar a carga sobre os tribunais, mas também proporcionam uma experiência mais satisfatória para as partes envolvidas, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Parceria com o Rotary Leste

O Rotary Club de Montes Claros Leste esteve presente , representado por sua presidente Irany Gomide Miranda, sendo parceiro do CEJUSC nesSa iniciativa tão elogiável. A contribuição do Rotary Leste, não apenas adiciona um toque especial à celebração, mas também demonstra o compromisso da comunidade em promover o bem-estar e a inclusão social. Pequenos gestos, como oferecer lembrancinhas aos

casais, têm impacto significativo, mostrando que a comunidade se importa e está presente para apoiar aqueles que estão dando esse importante passo em suas vidas. Essa parceria entre instituições públicas e organizações da sociedade civil é fundamental para fortalecer os laços comunitários e promover o desenvolvimento social e humano.

*Jornalista Maicon Tavares

About The Author