23 de abril, 2025

Formada pelas artistas Janaina Morse (palhaça Brisa) e Maria Tereza Costa (palhaça Tecla), a Minha Companhia traz à cidade dois espetáculos gratuitos - Foto: Carol Reis

Formada pelas artistas Janaina Morse (palhaça Brisa) e Maria Tereza Costa (palhaça Tecla), a Minha Companhia traz à cidade dois espetáculos gratuitos. De quarta (23) a sexta-feira (25), alunos da rede pública e a comunidade escolar assistem ao divertido e poético “Show Avoar”, nas escolas. Já no sábado (26), às 16h, é a vez do público em geral conferir o espetáculo musical “BOO”, na Casa Teatro Vanda Dias – também com entrada franca.

O projeto, que circula por seis cidades mineiras, já passou por Muriaé, Santa Maria de Itabira e Divinópolis, e segue ainda para São Gonçalo do Rio Abaixo e Três Marias. A proposta é realizar um total de 42 apresentações gratuitas em escolas, teatros e praças do interior de Minas Gerais, promovendo o acesso à arte e ao riso por meio da palhaçaria feminina.

Espetáculo BOO – Foto: Carol Reis

Segundo Janaina Morse, uma das idealizadoras da companhia, o projeto visa democratizar o acesso à arte. “Cada cidade contemplada recebe sete apresentações, sendo seis em escolas e uma aberta a toda a comunidade”, explica. Sua parceira de cena, Maria Tereza Costa, completa: “Tanto ‘BOO’ quanto ‘Show Avoar’ são espetáculos leves e divertidos, que combinam música, teatro e palhaçaria. É um presente para o público de todas as idades.”

Foto: Carol Reis

BOO: Coragem para enfrentar os medos

No espetáculo “BOO”, as palhaças Brisa e Tecla se veem perdidas em uma floresta misteriosa, onde enfrentam seus maiores medos. A peça mistura comédia e emoção ao tratar o medo de forma acessível e bem-humorada, sempre com a leveza e a graça da palhaçaria.

“O espetáculo é uma metáfora sobre superação e parceria. As personagens estão em um ambiente desconhecido, mas uma apoia a outra, e juntas enfrentam os desafios”, conta Maria Tereza. A dramaturgia é orientada por Assis Benevenuto e a palhaçaria tem supervisão de Daniela Rosa, com um olhar focado em temas como sororidade e protagonismo feminino.

“BOO”, uma onomatopeia clássica associada ao susto infantil, também propõe reflexões sobre os chamados “temas tabus” na infância. “A palhaçaria tem essa permissão para tratar assuntos difíceis de forma lúdica e subversiva, abrindo espaço para o diálogo com as crianças”, destaca Janaina.

Foto: Carol Reis

Show Avoar: Uma viagem sonora e lúdica

O espetáculo “Show Avoar” é uma verdadeira celebração da imaginação. Com canções autorais e paisagens sonoras que estimulam a criatividade, a apresentação é totalmente interativa, convidando as crianças a participarem do início ao fim. “É um show para brincar, cantar e sonhar”, define Maria Tereza.

A montagem é fruto do álbum homônimo premiado em 2020 com o 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, na categoria álbum infantil. As músicas transitam entre diferentes estilos como pop, reggae, blues, balada, country e rock, sempre com letras sensíveis e criativas assinadas pelas próprias artistas.

Minha Companhia: arte com sensibilidade e inovação

Criada em 2019, a Minha Companhia é fruto da união de duas artistas com ampla trajetória na cena cultural mineira. Com foco na produção autoral e em temas voltados para o universo infantil, a trupe mescla teatro, palhaçaria e música em obras que encantam públicos de todas as idades.

Com três álbuns musicais, quatro espetáculos e projetos voltados a públicos em situação de vulnerabilidade, a companhia também realiza o Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina, fortalecendo a presença e o protagonismo de mulheres na cena artística.

As apresentações em Montes Claros são realizadas com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Governo de Minas Gerais – “Governo Diferente. Estado Eficiente.”

About The Author