21 de novembro, 2024

De 16 a 20 de maio, microempreendedores individuais receberão mutirão de atendimento do Sebrae Minas

Minas Gerais é o terceiro estado do Brasil que mais formaliza Microempreendedores Individuais (MEI), ficando atrás somente do Rio de Janeiro (2°) e de São Paulo (1°). O estado tem cerca de 1,5 milhão de microempreendedores, o que equivale a 10% do total de MEI do Brasil e a mais da metade dos pequenos negócios do estado. No Norte de Minas são 71.680 formalizações, com destaque para Montes Claros com 30.404; Janaúba com 3.504 e Pirapora com 3.066 MEI.

Para incentivar o empreendedorismo e capacitar os pequenos negócios, o Sebrae promove em todo o país a Semana do MEI, de 16 a 20 de maio. Será uma ampla programação gratuita de orientação e que inclui atividades on-line e presenciais. Na plataforma Sebrae Experience, um ambiente digital e interativo, serão oferecidas palestras, oficinas e atendimento especializado. As inscrições podem ser realizadas pelo site sebrae.com.br/minasgerais.

Além das atividades online em todo o estado, no Norte de Minas haverá atividades presenciais em Montes Claros, Mirabela, Brasília de Minas, Varzelândia, São João da Ponte, Icaraí de Minas, Itacarambi, Pedras de Maia da Cruz, Manga, Januária, Bonito de Minas, Janaúba, Porteirinha, Jaíba, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Grão Mogol, Coração de Jesus, Botumirim, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Curral de Dentro e Taiobeiras.

Um time de especialistas do Sebrae vai apresentar, durante toda a Semana do MEI, tendências do mercado e explorar temas como soft skills, negociação para mulheres, uso do Whatsapp, modelos de negócios Canvas, entre outros. Para saber a programação nos municípios acesse o site aqui. Em Montes Claros, os atendimentos gratuitos serão realizados no agencia do Sebrae (Avenida Mestra Fininha, 1448 – Bairro Funcionários).

“A Semana do MEI é uma oportunidade para que os empreendedores possam, de forma gratuita, buscar conhecimento e se qualificarem para um mercado cada vez mais competitivo. Neste momento pós-pandemia é fundamental que eles estejam capacitados para a retomada da economia”, enfatiza o gerente da Regional Norte, Jadilson Borges.

Ranking por segmento*

 

Em 2021, as atividades com o maior saldo de formalizações no MEI em Minas Gerais foram: Cabeleireiros, manicure e pedicure (114.879), Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (103.823), Obras de alvenaria (78.961), Promoção de vendas (54.605) e Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (39.771).

About The Author