Fotos: Ascom HU-Unimontes
Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes) recebeu uma avaliação de práticas de segurança do paciente, realizada pela Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecções, vinculada à Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Saúde de Minas Gerais. A avaliação notificou que o hospital atingiu, pela primeira vez em sua história, altos níveis de conformidade nas práticas de segurança do paciente, regularidade nas notificações de incidentes e monitoramento eficaz de dados relacionados ao controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
A equipe do Escritório da Qualidade, responsável por coletar e compilar dados e indicadores relacionados às atividades hospitalares, comemorou esse marco significativo. Essa equipe multidisciplinar trabalha na promoção de uma cultura de qualidade e segurança, visando à melhoria contínua dos processos institucionais.
O Núcleo de Segurança do Paciente, ligado ao Escritório da Qualidade, desempenha um papel crucial na gestão de riscos e na implementação das 6 Metas de Segurança do Paciente, incluindo a identificação correta do paciente, melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e garantia da segurança na prescrição e administração de medicamentos, entre outras. Além disso, o setor está envolvido na gestão e padronização de documentos, na pesquisa de satisfação dos usuários e no monitoramento constante dos indicadores hospitalares.
Este marco é um reconhecimento importante do compromisso do Hospital da Unimontes com a segurança do paciente e os protocolos de saúde, destacando o empenho de toda a equipe hospitalar nesse processo.