21 de setembro, 2024

Foto: Divulgação | Nega Brexó

Aconteceu no último dia (29), na Casa do Rotariano, em Montes Claros, região Norte de Minas, a comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, Dia Nacional da Mulher e também de Tereza Benguela, Destaque da Mulher Negra realizado pelo Rotary Club de Montes Claros Liberdade.

Foram homenageadas 11 mulheres negras que se destacaram na sociedade. O Rotary  vem trabalhando há 05 anos, dentro do projeto o “O Negro”, a autoestima e valorização das mulheres negras. São realizadas homenagens e palestras, uma proposta do Rotary Internacional desde 2019, dentro do programa D. E. I. Diversidade, Equidade e Inclusão.

O Rotary entende que o cultivo de uma cultura diversificada , equitativa e inclusiva, é essencial para concretizarmos a nossa, de um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para mudanças duradouras. E também, segundo o Presidente do Rotary Club de Montes Claros, Esmeraldo Pizarro, “o Rotary abre portas indiferente de sua etnia, raça, cor, sexo, religião, assim trabalhamos a inclusão”, destaca.

A Coordenadora e Idealizadora do Projeto “O Negro”,  Vera Nice dos Santos (Nega Brexó),  é referência em Montes Claros, na defesa da mulher negra, com objetivo de buscar espaços, valorização, autoestima, igualdade, e crescimento da mulher negra na sociedade. Segundo a coordenadora, o que é mais importante nessa realização “é adesão dos parceiros que nos fortalecem e enobrecem a nossa causa, tivemos como parceiros: Rotary Club de Montes Claros, Rotary de Montes Claros Leste, Rotary Club de Montes Norte, Rotary Club de Montes Sul, Rotary Club União e também o Conselho Deliberativo das Casas da Amizade de Montes Claros”, destaca.

O evento contou com apresentação musical de Jefferson Maria de Souza e do Projeto Jabs. Também teve palestra ministrada por Bianca Cristina Soares e Marilene Alves de Souza, com o tema: “Autoestima e valorização”.

*Com informações, foto e colaboração de Nega Brexó

About The Author