21 de novembro, 2024

A previsão, segundo os técnicos responsáveis pela obra, é de que seja inaugurado até novembro deste ano - Foto: Ascom / CIMAMS

As obras do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha está em sua fase final. A previsão, segundo os técnicos responsáveis pela obra, é de que seja inaugurado até novembro deste ano. Será um marco na história do municipalismo mineiro e um presente para os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineirada Sudene – CIMAMS, que recentemente comemorou 10 anos de fundação.

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, ex-ministro do Turismo, responsável por ter recebido o projeto e aprová-lo para que os recursos fossem disponibilizados, comemorou a informação de que o Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, coordenado pelo CIMAMS, será inaugurado ainda neste ano.

“Enquanto ministro do Turismo pude contribuir diretamente para tornar este sonho realidade, Foi logo ali, em 2019, no início do governo Bolsonaro, que atendendo o pedido dos prefeitos que compõem o CIMAMS, aportamos mais de R$ 4 milhões de recursos de infraestrutura turística para a construção deste centro, que irá proporcionar aos 120 municípios consorciados, um local de qualidade para encontros, feiras e eventos. Quero parabenizar a gestão do CIMAMS, sob à presidência do prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá e à sua diretoria, pela execução desta importante obra e afirmar que estou ansioso para participar da inauguração deste importante equipamento para o desenvolvimento econômico e turístico da região. Nesses 10 ano de existência do CIMAMS, a entrega do Centro de Convenções será um grande presente para o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha,” destacou o parlamentar

O presidente do CIMAMS e prefeito de Patis Valmir Morais, assinala que uma das grandes marcas que pretende deixar em sua gestão será a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

“Este empreendimento vai ser fundamental para ajudar a valorizar e alavancar a cultura, a economia e o turismo da nossa região, que possui um potencial riquíssimo. A construção da sede já era algo que o CIMAMS buscava antes da minha gestão. Já havia um projeto em andamento. Nós demos continuidade e assinamos a ordem de serviço junto ao prefeito Humberto Souto. É um processo inédito, porque é o primeiro centro de convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha e, com os grandes eventos, vamos atrair muita gente para cá, e assim contribuir para economia girar.”

Sobre o centro

O Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, gerenciado pelo CIMAMS, visa a divulgação do turismo das duas regiões do estado de Minas. Localizado na avenida Governador Magalhães Pinto, próximo a nova Cidade Administrativa, (nova Prefeitura), no bairro Guarujá, próximo ao aeroporto Mário Ribeiro da Silveira, em área de 1.111,87 m², cedida pelo município de Montes Claros.

A obra está orçada em mais de R$ 4 milhões, recursos já repassados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal, com salas de reunião e de treinamentos para prefeitos, de imprensa, além do Auditório Multiuso (que vai ocupar 402m2); oficina para 100 pessoas; e outra oficina para 30 pessoas.

Os espaços serão disponibilizados para as realizações de teatro, seminários, convenções, exposições, feiras, cursos, treinamentos e outros. O Centro vai ajudar a alavancar o polo do turismo de negócios do Grande Norte de Minas Gerais, beneficiando mais de 100 cidades das duas regiões.

About The Author