24 de novembro, 2024

A iniciativa é resultante de um estudo desenvolvido por uma empresa especializada que identificou a necessidade de executar melhorias na unidade - Foto: Copasa | Divulgação

Com os objetivos de manter a segurança estrutural e garantir a qualidade da água distribuída para a população de Mato Verde, Catuti e Pai Pedro, no Norte de Minas, a Copasa está executando obras de melhoria na barragem do rio Viamão.

Construída no ano de 2018, a represa tem a capacidade de armazenamento de 158 milhões de metros cúbicos de água e vazão de 50 litros por segundo. Essas características garantem a perenidade do rio Viamão e atendem à demanda do sistema integrado de abastecimento de água para os cerca de 20 mil moradores dos três municípios.

A iniciativa é resultante de um estudo desenvolvido por uma empresa especializada que identificou a necessidade de executar melhorias na unidade.

Com recursos da ordem de R$ 1 milhão, as intervenções incluem a elevação da parte superior da barragem, também conhecida como crista, por meio da construção de uma mureta de contenção com cerca de 170 metros de comprimento e 1,10 metros de altura, a fim de reforçar a proteção da estrutura.

As obras preveem ainda o tratamento e a recomposição de fissuras da torre de tomada d’água e demais áreas que apresentam armadura exposta, com aplicação de argamassa para impermeabilização.

O vertedouro da represa também está passando por reparos, tais como a execução de limpeza em todas as superfícies de concreto com hidrojateamento de alta pressão e aplicação de argamassa de alto desempenho no piso. A previsão é que as obras sejam concluídas em novembro deste ano.

A obra tem investimentos de R$ 1 milhão – Foto: Copasa | Divulgação

De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Norte, Raul César Durães, essas obras visam reforçar a parte estrutural da represa, a fim de melhorar a segurança da unidade. “Além disso, os serviços garantem a qualidade do abastecimento, por meio da oferta de água em quantidade suficiente para atender a população dos municípios de Mato Verde, Catuti e Pai Pedro”, concluiu.

Água tratada

 Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público.

About The Author