
Programa oferece mais de 67 mil vagas em universidades particulares - Foto: Sam Balye / Unsplash
Estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 têm até esta sexta-feira (21) para complementar as informações da inscrição. O procedimento deve ser realizado de forma online, diretamente no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, na seção do Fies.
O que é o Fies
O Fies é um programa coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes de baixa renda para cursarem graduação em universidades particulares. Na edição do primeiro semestre de 2025, foram disponibilizadas 67.301 vagas em cursos de graduação, com um total de 493 mil inscrições feitas por 198.579 candidatos. Cada candidato podia se inscrever em até três opções de curso.
Modalidades do Fies
O programa conta com duas modalidades principais:
- Fies Tradicional: Destinado a estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
- Fies Social: Criado em 2024, reserva metade das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) na situação de ativo. Para se enquadrar, o estudante deve ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nessa modalidade, o programa pode financiar até 100% dos encargos educacionais. Nesta edição, foram 43.364 inscritos no Fies Social.
Calendário e próximos passos
Após complementar as informações da inscrição, os estudantes deverão comprovar os dados declarados presencialmente ou de forma digital, em até cinco dias úteis, diretamente na instituição de ensino em que foram pré-selecionados.
Os candidatos que não forem aprovados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. De acordo com o edital do Fies para o primeiro semestre de 2025, a convocação da lista de espera para possíveis vagas ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Os estudantes devem ficar atentos aos prazos e conferir todas as exigências para garantir a contratação do financiamento e assegurar sua vaga no ensino superior.