
os municípios de Açucena e Coluna oficializaram suas filiações ao consórcio, em cerimônia realizada na sede da entidade - Foto: CIMAMS
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) deu mais um passo em sua missão de fortalecer o municipalismo em Minas Gerais. Nesta sexta-feira (9/5), os municípios de Açucena e Coluna oficializaram suas filiações ao consórcio, em cerimônia realizada na sede da entidade.
As adesões foram firmadas pelos prefeitos Raulisson Morais, o Nem (Açucena), e Nilson Rocha (Coluna), e ratificadas pelo presidente do CIMAMS e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, o Tampinha. Também participaram do encontro o secretário-executivo do Consórcio, Ricardo Magalhães, e a procuradora Jéssica Martins, que apresentaram aos novos integrantes toda a estrutura e os serviços à disposição dos municípios consorciados.
“Estamos tendo a grata satisfação de receber duas grandes lideranças, os prefeitos Nem e Nilson, que estão realizando administrações brilhantes em suas cidades. Hoje, os dois municípios se juntam ao CIMAMS para ajudar a fortalecer cada vez mais o municipalismo. Pode ter certeza de que esse trabalho feito a várias mãos dará grandes resultados para o nosso povo e suas respectivas cidades. O CIMAMS é uma extensão dos seus gabinetes,” destacou o presidente Tampinha.
O prefeito de Açucena, Raulisson Morais, ressaltou a importância da adesão. “Estou encantado com toda a estrutura do CIMAMS e os diversos serviços oferecidos aos municípios, atendendo em todos os setores da gestão pública. A vida é feita de parceria e, em um município pequeno como o meu, nós precisamos participar do consórcio para fazer com que as coisas aconteçam,” afirmou.
Já o prefeito de Coluna, Nilson Rocha, reforçou o papel estratégico do consórcio para o desenvolvimento regional. “O CIMAMS vai ser importante para ajudar a nossa cidade no dia a dia e no atendimento das nossas demandas,” disse.

Sobre os municípios
Açucena está localizada no Vale do Rio Doce e integra o colar metropolitano do Vale do Aço. Com uma área total de 815,42 km² e uma população estimada em 8.995 habitantes (2024), o município tem buscado alternativas para impulsionar seu desenvolvimento.
Coluna, também no Vale do Rio Doce, possui uma área de 348,49 km² e população de 8.163 habitantes, conforme o Censo 2022. A entrada no CIMAMS representa um passo estratégico para ampliar sua capacidade de gestão e acesso a políticas públicas compartilhadas.
Com as novas adesões, o CIMAMS reforça sua presença no território mineiro e amplia sua atuação em prol de uma gestão pública mais eficiente, integrada e colaborativa.