22 de novembro, 2024

Investimentos em capacitações da equipe e em novas plataformas de divulgação foram cruciais para a manutenção do negócio na pandemia

A pandemia da covid-19 trouxe muitas dificuldades para os pequenos negócios e exigiu dos empreendedores a busca por soluções para atender as novas demandas dos consumidores.  Uma pesquisa do Sebrae mostra que 31% das empresas mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar para manter a saúde financeira.

É o caso da empreendedora Cybelle Siqueira Medrado, que, ao lado do marido, administra a oficina automotiva Mecanicar, em Montes Claros. Ela conta que investiu muito em plataformas de tráfego pago de divulgação na internet, buscou capacitação e conseguiu manter os cinco funcionários.

“O  ano passado foi extremamente desafiador e cheio de incertezas, mas, mesmo diante desse cenário, não desistimos. Contratamos um profissional para potencializar nosso tráfego de exposição na internet, o que foi fundamental para nos mantermos no mercado”, enfatiza.  

A empreendedora reforça que as mídias sociais são excelentes ferramentas de vendas. “Com o investimento nas redes, conseguimos aumentar nossa receita em mais de 15% “, conta Cybelle, que contratou ainda outro profissional para administrar a página no Instagram.

Além das medidas ligadas ao marketing digital, a empreendedora, que já fez o Empretec – capacitação que utiliza metodologia da ONU para potencializar as características e o comportamento empreendedor -, está colocando em prática o conteúdo que aprendeu no Programa Brasil Mais, iniciativa que busca aumentar a produtividade e a competitividade das empresas.

“Com o incentivo do agente de inovação, tirei muitas ideias que estavam engavetadas e tive coragem na tomada de decisão. Aumentamos nosso mix de produtos, como o serviço de câmbio automático, e adquirimos novos equipamentos que permitem que nossos funcionários desenvolvam o trabalho com mais agilidade e qualidade”, destaca.

Outra ação importante da empreendedora é a realização de reuniões e treinamentos mensais com os funcionários para apresentação de direcionamentos e propostas. “Assim, temos a certeza de que toda a equipe está trabalhando em prol do mesmo objetivo: conseguir a excelência no atendimento. Os funcionários compraram a ideia e se sentem motivados e valorizados, o que é fundamental”, garante.

Com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, Cybelle já enxerga novas possibilidades de melhorias também no espaço físico da oficina.

“Depois de tantos desafios e aprendizado, percebemos que podemos melhorar o visual da nossa empresa. Decidimos reformar o espaço físico para deixá-lo mais limpo e atrativo. Queremos tirar da cabeças das pessoas a ideia de que oficina é um ambiente sem higiene. Vamos oferecer uma nova experiência para nossos clientes e conquistar novos públicos, como as mulheres”, conclui.

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