Minas Gerais apresenta projetos climáticos e busca investimentos em evento internacional em Londres

Foto: Imprensa MG / Divulgação

O Governo de Minas Gerais participa, até esta quarta-feira (24), da London Climate Action Week 2026, na Inglaterra, considerada uma das principais plataformas globais de discussão sobre mudanças climáticas. A missão internacional, liderada pelo governador Mateus Simões, tem como foco apresentar projetos sustentáveis do estado, atrair investimentos e fortalecer parcerias voltadas à transição energética e à redução de emissões de gases de efeito estufa.

Durante o evento, a comitiva mineira participa de painéis e debates sobre financiamento climático, adaptação às mudanças do clima e desenvolvimento sustentável. Segundo o governo estadual, Minas Gerais chega ao encontro com iniciativas já em andamento, como o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG), programas de redução de emissões de metano e investimentos em energia solar, biometano e hidrogênio de baixo carbono.

Na abertura da programação, Mateus Simões destacou que o estado busca transformar compromissos ambientais em oportunidades de crescimento econômico. De acordo com o governador, Minas tem potencial para conciliar desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade por meio da ampliação de investimentos em economia verde.

Um dos principais compromissos da agenda foi a participação em uma mesa-redonda promovida pela Coalizão de Ação Subnacional contra o Metano (SMAC), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). O debate abordou estratégias para reduzir a emissão de metano, um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global.

Durante o encontro, o governador ressaltou os desafios enfrentados por Minas Gerais na redução das emissões geradas pela pecuária em pequenas propriedades rurais. Segundo ele, o estado também avança em iniciativas ligadas à produção de energia a partir de resíduos da suinocultura e avicultura, além da expansão do biometano.

A delegação mineira também participou de discussões sobre financiamento climático e atração de capital privado para projetos sustentáveis. O objetivo é ampliar o acesso do estado a recursos destinados à implementação de ações ambientais e de infraestrutura verde.

Encerrando a agenda do primeiro dia, Mateus Simões se reuniu com a presidente da região francesa de Île-de-France, Valérie Pécresse. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre Minas Gerais e a principal região econômica da França em áreas como mobilidade sustentável, qualidade do ar, inovação e financiamento climático.

(Com informações da Agência Minas)

Joyce Almeida

Joyce Almeida é jornalista formada em 2025, com experiência em jornalismo impresso e digital. Possui vivência na produção de reportagens, entrevistas, redação e revisão de textos, além de habilidades em fotografia, roteirização e edição de vídeos para mídias digitais e institucionais. Sua atuação tem como caraterísticas a versatilidade, organização e compromisso com a informação de qualidade, adaptando conteúdos para diferentes plataformas e públicos, com seriedade e acessibilidade na transmissão da notícia.

Destaques