8 de maio, 2024

Para os Candomblecistas, Exu e Iemanjá irão reger o ano

Umbandistas, candomblecistas e simpatizantes já estão curiosos para saber quais os Orixás irão reger o ano de 2023. E você, também acredita na influência dos Orixás?

Em conversa com o Gerais News, a Mãe de Santo Gimbelucema, muito conhecida em Montes Claros como Mãe Dogi, explicou que para os Umbandistas os Orixás regentes serão Oxum e Ibejis, dentro do sincretismo reconhecidos como Nossa Senhora da Conceição e Cosme e Damião.

Segundo a Mãe de Santo, Oxum é a deusa da fertilidade, do amor e da riqueza. “Oxum é cultuada dos rios e cachoeiras”, explica Mãe Dogi.

Cosme e Damião também estarão na regência de 2023, trazendo saúde e alegria às pessoas

Ainda segundo Mãe Dogi, os Ibejis estarão juntos com Oxum na regência. “Ibejis dentro do sincretismo é Cosme e Damião, os irmãos médicos. Será um ano onde quem não tem ainda um grande amor poderá conseguir pela influência de Oxum e quem tem algum problema de saúde poderá se curar pela influência das crianças espirituais”, afirmou Mãe Dogi.

Para o Candomblé 

Já para os Candomblecistas, pela soma de números, 2023 será regido pelo Orixá Exu e por Iemanjá. “Exu é responsável pelo movimento da terra e Iemanjá é a mãe amorosa de todos”, explicou Mãe Dogi.

“Exu buscará dinheiro e solução de problemas para as pessoas, enquanto Iemanjá trará equilíbrio, sabedoria e amor”, completou.

Muita gente têm medo quando o assunto é Orixá, mas com certeza por não conhecer do que se trata as religiões de Matriz Africana, já que não existe dentro das religiões culto aos demônios e sim aos elementos da natureza.

“Quem cultua demônio é casas de vodu e magia negra. A Umbanda prega paz, amor e caridade. Seus cultos é aos ancestrais e entidades de boas. No candomblé se cultua energias do universo, não existe demônio”, finalizou a Mãe de Santo.

About The Author