20 de maio, 2024

Fotos: Fábio Marçal

 

A 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético continua a agitar o cenário artístico da cidade. Nesta segunda semana do evento com a temática “Gente” em 2023, várias atrações estão programadas para o Salão Nacional de Poesia.

Na última segunda-feira, 9 de outubro, a programação começou com a exibição do filme “Inferno de Pedra”, dirigido por Huytilan Mazahua. Pela primeira vez na cidade, o cineasta, um dos únicos diretores indígenas do país, apresenta a história de um cangaceiro que viaja do ano de 1938 para o século XXI, explorando conflitos internos humanos.

Huytilan compartilha sua jornada de cinco anos envolvendo 150 pessoas na criação desta obra única que coloca um cangaceiro no mundo urbano, enfrentando as adversidades humanas contemporâneas.

O cineasta, originário de São Paulo, expressa sua empolgação por participar do festival, destacando a honra de estar em Minas e o impacto que deseja causar com sua obra.

Neggo Blues, um dos atores do filme, também destaca a importância do Psiu Poético, ressaltando sua evolução ao longo dos anos.

Além disso, na programação do Psiu Poético 2023, às 20 horas da segunda-feira, no Centro Cultural Hermes de Paula, será lançado o livro “Meu Caderno de Poesia, Poetando a Vida”, de Maria Elizabeth Sena Silva.

Para encerrar a noite, estão previstos espetáculos como Ciberpoemagia, de Denisar Mota, Sollar, O Novo Mundo, de Neggo Blues, e Pano pra Manga, de Tchello d’Barrros.

O Psiu Poético 2023 acontece de 4 a 12 de outubro e homenageia poetas como Vera Lúcia Godoy Correia, Ivana Ferrante Rebello, Joaquim Celso Freire, Fábio José Gonçalves, Jorge Amâncio e Francesco Napoli.

  1. Importante ressaltar que o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é uma competição, mas sim uma celebração da poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todas as origens, criando espaços para expressão artística.

About The Author